013

Cartas do Leitor - edição 13


BiodieselBR.com - 18 nov 2007 - 14:46 - Última atualização em: 19 dez 2011 - 17:34


Revista

"Tenho a satisfação de ser um assinante da Revista BiodieselBR, que acompanha toda a dinâmica do mercado de biodiesel, sempre com conteúdo diferenciado. Parabéns pelo trabalho. Espero continuar recebendo sempre o que há de melhor sobre as notícias do biodiesel no Brasil e no mundo."
Fábio Junior Benin
Engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS
Passo Fundo – RS



Política agrícola


"O que estamos presenciando no cenário brasileiro é o que podemos chamar de um descaso total por parte das autoridades que regem a nossa agricultura e a energia neste país. Precisamos de uma política mais clara e objetiva para podermos investir pesado em culturas perenes, podendo resolver a falta de matéria-prima e sair desta dependência da soja. Por que cometer erros que mais tarde lamentaremos? Nossas autoridades não conseguem enxergar isso."
Gilberto Pereira
Itatuba – PB



Pinhão-Manso

"Se as autoridades do Estado do Pará ligadas ao governo incentivassem os pequenos e médios agricultores a plantar a palma, fazendo uso dos órgãos e instituições do governo, como Banco da Amazônia, Banco do Brasil etc, seria possível superar facilmente a meta do governo federal de plantar 1 bilhão de árvores. Acredito que o cultivo poderia ser consorciado com o açaí, o tucumã, a macaúba, o girassol, o crambe, o pinhão-manso e outras culturas de subsistência e/ou geradoras de renda. Há muito espaço para a criatividade. É só fazer as fileiras das palmas no sentido lesteoeste e aproveitar o espaço entre as fileiras. Com isso, certamente não faltará sol para as culturas centrais e estas terão pouca influência sobre as palmas. Outro ponto é que o Pará poderia seguir o exemplo do Ceará (municípios de Itapipoca, Limoeiro, Sobral etc), onde as prefeituras, em conjunto com empresários locais incentivados pelo Estado, construíram pequenas usinas de biodiesel. Isso criará produção próxima ao consumo. O que não falta no Pará é sol e chuva."
Jose David de Menezes
Florianópolis – SC



Inclusão social

"Sem dúvida nenhuma o cultivo da jatropha é de grande importância para os pequenos agricultores, proporcionando melhores condições de desenvolvimento humano com a melhoria econômica e social daqueles que estão com pouca ou nenhuma rentabilidade financeira. É um meio de valorizar quem tanto trabalhou para erguer de forma indireta a economia de um país."
Marilanda Lima
Vitória da Conquista – BA


"Acredito que estamos marchando rumo à sustentabilidade do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Só com o aproveitamento das potencialidades endêmicas podemos de fato assegurar a tríplice aliança da sustentabilidade (social, ambiental e econômica), com inclusão social, apesar das condições adversas do Brasil. Tenho a certeza que muitas oportunidades também estarão surgindo para nós profissionais de ciências agrárias, que possuem experiência ou vivência no métier dos biocombustíveis."
Moises Gomes de Oliveira
Engenheiro agrônomo e consultor de agronegócio e agroenergia
Salvador – BA