PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Importações de diesel caem 20% em julho


BiodieselBR.com - 11 ago 2023 - 17:21

Com o descolamento entre preços internos do óleo diesel e as cotações internacionais aumentando, as importações do derivado começaram a se tornar menos atrativas. Em julho, os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que os importadores trouxeram pouco mais de 1,04 milhões de m³ do produto para o mercado nacional. O volume é 20,7% menor do que em julho de 2022.

Passados quase três meses depois do anúncio da Petrobras sobre a mudança em sua política de preços, os impactos sobre as importações haviam sido – ao menos até este momento – ambíguos. Em junho, por exemplo, as importações aumentaram respeitáveis 12,5% na comparação anual.

Isso reverteu a queda de quase 6% em maio. No 1º semestre, as importações somaram 6,76 milhões de m³ – 3,5% menores do que no mesmo período de 2022.

Descolamento

Agora, a situação parece realmente estar mudando. Na última semana têm surgido relatos de que revendedores em vários estados estão tendo dificuldades para comprar as quantidades de óleo diesel de que necessitam para atender à demanda. Um levantamento feito pelo Poder360 apontou dificuldades em 11 das 27 unidades da federação.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR