Uma das líderes do mercado global de enzimas para uso industrial, a dinamarquesa Novonesis escolheu o Brasil para fazer o lançamento global de sua mais nova solução para a degomagem de óleos vegetais: a Quara Supreme. Ela degrada as moléculas de fosfolipídios – substância formada pela combinação de moléculas de ácido graxo, glicerol e um grupo fosfato – que, no jargão do meio industrial, são chamados de ‘gomas’ devido à sua alta viscosidade.
O material decanta nos tanques onde o óleo é armazenado, gerando dificuldades operacionais para as plantas de esmagamento. Por isso, tem que ser separado do produto final. A degomagem do óleo é particularmente importante para a fabricação de biodiesel uma vez que o efeito emulsificante da goma dificulta a separação dos ésteres (o biodiesel propriamente dito) da glicerina.
No processo convencional a separação da goma é feita adicionando água ao óleo bruto – a degomagem aquosa – e passando por uma centrífuga para separar a goma hidratada do óleo. Acontece que parte do óleo acaba misturada aos efluentes desse processo e se perde.