BiodieselBR.com 17 nov 2020 - 14:24

A primeira coisa que a maior parte dos fabricantes de biodiesel brasileiros pensa quando ouve falar na BASF é: metilato de sódio. Também pudera. A gigante alemã do setor químico é uma das maiores fabricantes do catalisador mais usado pelas usinas do país. Além disso, há cerca de dois meses e meio a empresa inaugurou a ampliação de sua unidade de produção de metilato em Guaratinguetá (SP) já de olho no crescimento acelerado que o mercado deverá apresentar nos próximos anos a medida em que a mistura obrigatória caminhe para B15.

Só que o envolvimento da BASF com o setor não para por aí. Por meio da Fundação Espaço Eco (FEE), a empresa esteve profundamente envolvida com a implementação do RenovaBio. Apoiando usinas a entenderem como fazer o balanço de carbono de seus produtos.

De tão intenso o envolvimento da BASF com o setor de biodiesel, BiodieselBR.com conversou não com apenas um, mas três executivos da companhia: Alejandro Bossio, gerente sênior de Metilato de Sódio para a América do Sul; Rafael Viñas, gerente de Sustentabilidade Aplicada da FEE; e Renata Milanese, head de Customer Enabling para a América do Sul.

BiodieselBR.com – Como foi que a BASF passou a estar envolvida com a indústria de biodiesel em termos globais? E no Brasil?

Alejandro Bossio – A BASF está envolvida com a indústria de biodiesel há muitos anos por meio da produção e abastecimento de metilato de sódio e outros alcoolatos que atuam como catalisadores para a produção eficiente de biodiesel via transesterificação. No Brasil, nossa empresa vem participando ativamente da indústria desde o seu início por meio da realização de palestras técnicas, testes industriais, medição da eficiência de produção com o uso do metilato de sódio como catalisador, incluindo assessoramento técnico sobre segurança e manipulação de produtos químicos. No final de 2011, iniciamos a operação da planta de metilato de sódio em Guaratinguetá.

BiodieselBR.com – Hoje qual é a posição que a empresa ocupa no mercado nacional de catalisadores para biodiesel?

Alejandro Bossio – Temos uma participação relevante, sendo referência na produção e comercialização de metilato de sódio tanto no âmbito global, como também na América do Sul e no Brasil.

BiodieselBR.com – A recente ampliação do complexo industrial de Guaratinguetá (SP) modifica essa posição de alguma forma?

Alejandro Bossio – A ampliação da capacidade de produção no complexo industrial de Guaratinguetá teve o objetivo de acompanhar o crescimento da indústria de biodiesel no Brasil e região nos próximos anos. Procuramos oferecer segurança de abastecimento e previsibilidade para os produtores, com entregas mais ágeis, permitindo o planejamento para toda a cadeia nacional.

BiodieselBR.com – Quais as maiores vantagens de substituir outros catalisadores por metilato de sódio na produção de biodiesel?

Alejandro Bossio – O metilato de sódio e um catalisador livre de água, sendo o mais eficiente utilizado na produção de biodiesel. Oferece altos níveis de produtividade quando é de alta qualidade como o metilato de sódio da BASF, reduzindo o custo de produção.

BiodieselBR.com – Quais são as expectativas da BASF para o setor de biodiesel dentro dos próximos anos?

Alejandro Bossio – As expectativas são de crescimento no contexto global, dada as legislações que estão sendo implementadas em diversos países. As expectativas do mercado de biodiesel no Brasil são altas tanto no curto quanto no longo prazo. A previsibilidade e estruturação das leis de mistura para chegar no B15 são fundamentais para a organização de toda a cadeia produtiva.

BiodieselBR.com – O metilato não é a única interface entre a vocês e o biodiesel. De que forma a BASF esteve envolvida na formatação do RenovaBio?

Rafael Viñas – Contribuímos por meio da Fundação Espaço Eco (FEE), apoiando a divulgação e aplicação da RenovaCalc, ferramenta baseada em Análise de Ciclo de Vida (ACV) que é usada pelas usinas de biocombustíveis que querem aderir ao RenovaBio para calcularem a pegada de carbono de seus produtos. A metodologia de ACV permite compreender a contribuição dos diferentes elos da cadeia produtiva. Dessa forma, as empresas podem identificar soluções que apresentem menores impactos ambientais, sociais ou econômicos.

BiodieselBR.com – O que é o a Fundação Espaço Eco e qual foi a motivação da BASF para criá-la?

Rafael Viñas – A FEE é uma consultoria para sustentabilidade, criada em 2005 e mantida pela Basf. São especialistas em sustentabilidade que possuem a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo e na sociedade a partir de uma série de metodologias científicas que já eram adotadas internamente pelas BASF. Nesses 15 anos, a fundação vem desenvolvendo projetos customizados para as empresas e organizações interessadas em compreender os impactos ambientais, sociais e econômicos de sua atuação.

RenovaBio – Por meio da FEE, a BASF promoveu uma série de treinamentos para profissionais das usinas interessadas no RenovaBio. Como essa iniciativa surgiu?

Rafael Viñas – A FEE é uma OSCIP [Organização da Sociedade Civil de Interesse Público] e alguns de seus projetos são desenvolvidos junto a instituições de pesquisa como, por exemplo, a Embrapa. Foi o caso dessas ações de divulgação de ferramentas como a RenovaCalc. No contexto do setor de biocombustíveis, a FEE segue apoiando empresas, usinas e agricultores que queiram realizar a descarbonização da cadeia de produção e, consequentemente, alcançarem resultados melhores no RenovaBio.

BiodieselBR.com – Quais têm sido os resultados até o momento?

Rafael Viñas – Entre treinamentos e workshops presenciais para a discussão do RenovaBio e ações de formação técnica via EAD, realizadas em parceria com as instituições desenvolvedoras da RenovaCalc, a FEE já apoiou usinas como a Alta Mogiana, Bio Óleo e Caramuru no preenchimento da RenovaCalc e solicitação de seus CBios; envolvendo assim, mais de 5.000 atores da cadeia produtiva de biodiesel entre agricultores e outros fornecedores.

BiodieselBR.com – A BASF também vem atuando para desenvolver um ecossistema de inovação. O que é essa iniciativa e que oportunidade ela poderia oferecer para o setor de biodiesel?

Renata Milanese – O Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF (Onono) está localizado na sede da companhia em São Paulo e foi criado com o objetivo aproximar clientes, fornecedores, startups e universidades com a BASF e seus colaboradores. O espaço foi projetado para responder de maneira ágil às demandas do mercado. Por exemplo, através dos workshops de cocriação, o time do Onono ajuda o cliente a mapear os seus desafios internos e promove a aproximação com startups que possam oferecer soluções. Em um desses eventos, por exemplo, um de nossos clientes estava com o desafio de melhorar o rastreamento de seus ativos. Nossa equipe identificou startups com tecnologias de rastreio disponíveis no mercado. A startup vencedora do desafio propôs um contrato piloto por três meses e, com os resultados comprovados, o contrato será formalizado.