Desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) há cerca de 15 anos, o Programa Agro Plus recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) conquistou o Selo de Boas Práticas Agropecuárias. Isso vai garantir aos produtores envolvidos na iniciativa tenham acesso a taxas de juros diferenciadas a partir da safra 2025/26.
Lançado como Soja Plus em meados de 2011, o programa foi ampliado para abranger outras culturas em janeiros de 2021.
Atualmente o programa de capacitação e assistência técnica rural cobre 8.500 propriedades espalhadas por 14 estados que produzem soja, milho, café, algodão, trigo, gado, cana-de-açúcar, cacau e sistemas agroflorestais totalizando 46 milhões de toneladas. O programa acompanha 270 indicadores socioambientais e econômicos.
Trata-se da maior iniciativa privada do gênero no país apoiando os produtores rurais que desejam melhorar gestão de suas propriedades.
“Esse reconhecimento oficial pelo MAPA é um divisor de águas para o Agro Plus. Além de reforçar a seriedade e a robustez técnica do programa, garante benefícios diretos aos produtores participantes, que agora poderão acessar linhas de crédito diferenciadas, com condições mais vantajosas no Plano Safra. Isso mostra que investir em sustentabilidade e gestão responsável traz retorno concreto para o campo e para toda a sociedade”, afirma Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da Abiove.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com