Parte da frota de veículos pertencente à prefeitura de Passo Fundo (RS) vai passar a rodar usando biocombustível em estado puro fabricado localmente pela Be8. Hoje (20) representantes da prefeitura e da empresa assinaram um contrato que garante o fornecimento de 10 mil litros de BeVant – um tipo de biodiesel destilado desenvolvido pela própria fabricante que pode ser usado puro em motores diesel não modificados.
O biocombustível será usado para abastecer 17 veículos e máquinas do município. O produto substituirá o diesel reduzindo de imediato a emissão de gases do efeito estufa (GEEs) e de poluentes nocivos para a saúde humana.
Economia circular
Além da redução das emissões, a produção do BeVant também absorve parte do óleo de cozinha usado gerado na cidade. O material é coletado em residências e estabelecimentos comerciais por meio de um programa criado pela empresa que gera renda para 15 cooperativas de catadores de materiais reciclados do Rio Grande do Sul.