PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Explosão do biodiesel: retificação


BiodieselBR.com - 25 set 2019 - 18:08

Um dono de usina que confirmou a capacidade dobrada e outra que não tinha atualizado os dados de sua ampliação junto à ANP. Esses dois pontos levaram BiodieselBR.com a entender que o volume das ampliações constantes numa lista publicada pela agência reguladora deveria ser adicionado ao volume autorizado de cada usina. Só que a usina não estava dobrando sua capacidade.

Exemplificando: se uma usina autorizada a fabricar 500 m³ de biodiesel por dia aparecesse na lista com uma ampliação de 700 m³ teria um volume final de 1.200 m². Infelizmente, não era bem assim. Por isso os gráficos e dados da notícia “Explosão do Biodiesel: setor terá maior ciclo de expansão de sua história” foram revistos.

Aproveitamos também para verificar todas as ampliações que constam na ANP.

Com isso, foram corrigidas a capacidade de produção atual da BSBios de Passo Fundo que a lista da ANP informa como de 1.150 m³ por dia – 414 milhões de litros ao ano – quando o valor correto é 800 m³/dia. O volume de produção da Olfar de Porto Real depois da ampliação será de 850 m³/dia e não de 650 m³/dia presente no dado da ANP.

Também já havia sido retirada a capacidade de produção da Biocamp, pois a listagem da agência traz uma usina em operação da JBS na cidade de Campo Verde. Nesse caso trata-se da mesma unidade.

Todas as confirmações foram feitas com representantes das empresas. Não conseguimos contato com a Cooperfeliz. Nesse caso, estamos utilizando os valores da ANP como o volume final depois de concluída a ampliação.

A notícia atualizada pode ser lida clicando aqui.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com

Tags: Ampliações