PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Glicerina

Petrobras testa glicerina na recuperação de petróleo


BiodieselBR.com - 23 jul 2012 - 10:35
plataforma petroleo mar glicerina
Descobrir novos usos para os milhões de litros de glicerina que sobra da produção de biodiesel tem sido um desafio e tanto, mas, aos poucos, as respostas estão aparecendo. No ano passado, a Petrobras deu seu próprio acréscimo nesse esforço ao começar a testar o potencial desse material na recuperação avançada de petróleo.

Os primeiros testes com essa nova tecnologia foram conduzidos no campo de Rio Pojuca (BA) ao longo de 2010 e 2011. Basicamente a glicerina é misturada a um tensoativo – um tipo de substância que reduz a tensão superficial de líquidos – e, então, é injetada nos poços de petróleo com o objetivo de aumentar sua produção. O método conseguiu recuperar 36 mil barris de petróleo adicionais, isso aumentou em cerca de 2% o volume de óleo que a empresa esperava recuperar do reservatório em questão.

Os bons resultados iniciais ainda devem ser confirmados bem como sua viabilidade econômica. Isso será feito pela estatal ao longo de mais alguns anos de testes a serem conduzindo campo de Fazenda Malaquias (RN).

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Glicerina