Exportação

Exportação brasileira de soja registra marca histórica em abril


BiodieselBR.com - 08 mai 2020 - 18:55

Com ou sem crise internacional, as exportações brasileiras de soja continuam a todo vapor. É o que mostram os números oficiais referentes a abril que foram divulgados nessa sexta-feira (08) pelo Ministério da Economia. No espaço de um único mês, mais de 16,3 milhões toneladas do grão saíram pelos portos brasileiros. Dizer que se trata de um novo recorde mensal não chega a dar uma dimensão correta do que esse número representa: o novo teto para as vendas externas superou o anterior – maio de 2018 com 12,3 milhões de toneladas – em praticamente um terço. As vendas garantiram a entrada de US$ 5,4 bilhões na economia brasileira.

O mercado já vinha dando mostras de que estava para entrar num período de grande aceleração. No mês de março, as vendas brasileiras de soja em grão já haviam superado a barreira dos 11,6 milhões de toneladas – o terceiro melhor mês do histórico.

Tudo junto, o Brasil já embarcou mais de 33,6 nos primeiros quatro meses de 2020. O montante é o maior para o período e supera por uma margem de 33,8% o volume registrado entre janeiro e abril de 2019. Esse resultado tem feito os números de 2020 descolarem ainda mais a média dos últimos anos.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR