PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Estudo da PUC-Rio estima que RenovaBio acrescenta R$ 0,14 ao preço do diesel


BiodieselBR.com - 05 dez 2023 - 17:37 - Última atualização em: 30 jan 2024 - 10:56

O cumprimento das metas de descarbonização do RenovaBio acrescentou cerca de 14 centavos aos preços do litro de óleo diesel registrados ao longo deste ano. No caso da gasolina o impacto foi de 12 centavos por litro. A estimativa faz parte da nova versão do estudo “Impactos Econômico e Social dos Créditos de Descarbonização (CBios)” que vem sendo elaborado desde 2020 por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) por encomenda da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom).

Segundo os pesquisadores, o impacto do programa de descarbonização que foi instituído em 2017 vem subindo ano a ano. Quando o mercado de carbono do RenovaBio entrou em operação em 2020, o impacto na bomba foi de 4 centavos por litro – tanto para o diesel quanto para a gasolina. O impacto nos preços do diesel deu um salto de duas vezes e meia em 2022 quando os preços dos CBios dispararam.
Apesar de terem refluído desde a máxima registrada em meados do ano passado, os preços médios vêm resistindo. Ao longo deste ano, o preço médio dos CBios está em R$ 113,97 – cerca de 2,1% acima do ano anterior.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR