PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

ANP publica resolução que libera importação de biodiesel


BiodieselBR.com - 29 nov 2023 - 17:20

Quem quiser já pode importar biodiesel para o Brasil. A ANP publicou na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União (DOU) a resolução que autoriza que até 20% do biodiesel usado pelas distribuidoras para cumprimento da mistura obrigatória seja fabricado fora do país. A decisão de liberar o mercado para importações foi tomada pela diretoria colegiada do órgão na quinta-feira passada.

A Resolução ANP 962/2023 modifica as resoluções 777/2019, 857/2021 e 959/2023. De forma resumida, todas as mudanças vão permitir que as distribuidoras passem a negociar biodiesel tanto com agentes de comércio exterior quanto diretamente com fabricantes de outros países. Antes disso, as distribuidoras só poderiam usar biodiesel importado em projetos experimentais.

A autorização se limita ao biodiesel que pode ser negociado no mercado à vista que corresponde a, no máximo, 20% da demanda – o restante continua reservado para fabricantes que tenham o Selo Biocombustível Social (SBS). Isso quer dizer que, dos 12% de biodiesel que as distribuidoras precisam misturar ao óleo diesel B, ao menos 9,6% terão que vir da indústria nacional.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR