PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

ANP autoriza venda direta de biodiesel


BiodieselBR.com - 04 jun 2018 - 10:57

Está liberada a venda direta de biodiesel puro para consumidores finais sem a necessidade de passar pelo sistema de leilões bimestrais ou pelas distribuidoras. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nessa quinta-feira (30) – no meio do feriado prolongado – como parte de um novo pacote de medidas excepcionais desenhadas para minimizar os impactos da greve dos caminhoneiros sobre a abastecimento de combustíveis.

Na prática, a liberação só aconteceu no dia seguinte (01) com a publicação do Despacho 695/2018 no Diário Oficial da União. Segundo o documento, as usinas só poderão comercializar o B100 com frotas cativas que ficarão integralmente responsáveis pelo uso do biocombustível.

A autorização atende a uma sugestão protocolada no começo da semana passada por fabricantes de biodiesel. Segundo seus proponentes, isso ampliaria a oferta de combustíveis especialmente no interior do país.

Segundo a ANP, a medida ajudaria a “reduzir a interrupção no atendimento à população em serviços como, por exemplo, os das empresas de ônibus”.


GLP

Além da liberação da venda de biodiesel, a ANP também passou a permitir a comercialização de GLP em recipientes de até 90kg em quantidades maiores do que as autorizadas normalmente.

Flexibilizado

Desde o dia 25, as distribuidoras estão desobrigadas a fazer a adição de biodiesel ao diesel fóssil.

A medida foi tomada pela ANP também para reduzir os impactos da greve dos caminhoneiros.

Veja a íntegra do Despacho 695/2018 clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com