Artur Watt Neto é o novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A indicação feita pela Presidência da República foi confirmada nesta terça-feira (19) pelos senadores. Na mesma ocasião, também foi aprovada a indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes para compor a diretoria colegiada do órgão.
Ambos tiveram seus nomes aprovados por 47 votos favoráveis e 1 contrário.
As nomeações de Artur e Pietro estavam paradas no Senado desde meados de dezembro passado. A crise das agências reguladoras destravou as sabatinas que entraram no foco de um mutirão realizado pelos parlamentares.
Diretor-Geral
Funcionário de carreira da Advocacia Geral da União (AGU), Watt Neto é especialista em direito público e no setor de gás e petróleo, com atuação no setor de arbitragem, entre outros cargos.
Em 2023, no Ministério de Minas Energia, Artur Watt Neto foi diretor do Departamento de Gás Natural, da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Em seguida, naquele ano, passou a exercer a função de consultor jurídico da Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA), empresa responsável pela defesa dos interesses da União nos contratos de partilha de produção.
Watt Neto foi indicado pelo governo para a vaga decorrente do término do mandato de Rodolfo Saboia.
Já Pietro Adamo é funcionário de carreira da ANP desde 2006. No momento, ele ocupa o posto de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) e é presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Senado