PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

MME pede que nova diretoria da Petrobras faça estudos mais aprofundados sobre venda de ativos


O Globo - 30 mar 2023 - 08:35

A Petrobras informou que recebeu do Ministério de Minas e Energia (MME) pedido para que a nova diretoria da estatal faça "nova apreciação" e "estudos mais aprofundados" sobre os ativos em processo de venda.

No último 17 de março, a estatal havia informado que a então diretoria da empresa disse que não foram verificados fundamentos para suspensão dos projetos em que já houve contratos assinados (signing). E o tema iria ser analisado pelo Conselho de Administração.

"Ocorre que, no dia 22 de março de 2023, após indicação do Presidente da Petrobras, foi eleita a nova Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração", justifica o MME.

Assim, o MME, diz a Petrobras, pede que o tema seja devolvido pelo Conselho a nova diretoria da estatal. Na semana passada, em evento no Rio, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, havia dito que processos já assinados seriam concluídos. Estão nessa lista ativos em terra no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo.

No início deste mês, o MME havia solicitado que todos os processos de venda de ativos da Petrobras fossem suspensos por 90 dias. A Petrobras disse que vai analisar o pedido do MME.

Em reunião na tarde desta quinta-feira, o Conselho de Administração da Petrobras decidiu que a revisão da venda de ativos, mesmo com a chegada da nova diretoria, "não deverá incluir os desinvestimentos já em fase de assinatura e fechamento de contratos de forma a cumprir plenamente os direitos e as obrigações já assumidas" previstos para ocorrer ao longo deste ano.

O colegiado disse ainda, informou a estatal, que a revisão dos processos de investimentos e desinvestimentos tem de ser realizada com base no “Plano Estratégico” da Companhia.

Bruno Rosa – O Globo