PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

MDA defenderá aumento gradual da mistura do biodiesel no diesel


Fábio Rodrigues - 08 fev 2023 - 10:27

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a mistura do biodiesel ao diesel fóssil seja elevada paulatinamente no país. Segundo ele, os agricultores familiares podem se beneficiar com o aumento da demanda para compra de produtos para a fabricação do biocombustível.

Teixeira relatou uma conversa que teve com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que quer aumentar a compra de insumos da agricultura familiar para a produção de biodiesel pela estatal. "Vou pedir ao presidente Lula que chame uma reunião para aumentar paulatinamente a mistura de biodiesel ao diesel de 10% para 15%. Grande parte desse aumento vai ser comprado da agricultura familiar. No Sul, tem soja para biodiesel. Queremos ampliar para o Sudeste e o Nordeste".

O ministro citou, ainda, o farelo gerado no processo de produção do biodiesel, usado em rações animais. Com aumento do volume demandado, ele pretende criar um programa para incentivar a produção de ovos orgânicos no país. Em outro relato, Teixeira disse que vai discutir com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incentivos para fortalecer e criar novas pequenas agroindústrias.