PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

B11 é autorizado pelo MME


BiodieselBR.com - 05 ago 2019 - 20:07 - Última atualização em: 05 ago 2019 - 22:31

MME publicou há pouco o novo relatório dos testes dos motores com o B15. O relatório conclui que, com a nova especificação do biodiesel, a ANP está autorizada a aumentar a mistura de biodiesel no diesel.

Esse era um passo importante e que o setor produtivo vem lutando há meses para conseguir. O adiamento do leilão na noite da última sexta-feira mostrava que as usinas estavam perto de seu objetivo.

Com essa autorização a ANP pode mudar o edital do 68º Leilão de Biodiesel e incluir o B11 como objeto de compra. A demanda estimada por BiodieselBR para o leilão passará de cerca de 1.020 mil m³ para 1.120 mil m³. 

A Ubrabio em nota diz: "Com trabalho incansável e persistente da Ubrabio, liderado pelo presidente Diego, foi oficialmente anunciado o B11 pelo MME! Agradecemos o indispensável apoio da equipe do MME e ANP e, lógico, a confiança dos associados da Ubrabio, que lidera de forma destacada a consolidação do avanço da mistura obrigatória rumo ao B15, fruto da Lei 13.263/2016 de autoria do Senador Donizeti Nogueira."

Veja abaixo o trecho da conclusão do relatório que autoriza a ANP a evoluir com a mistura de biodiesel no diesel.

"Com a inclusão da estabilidade à oxidação na especificação do biodiesel, característica necessária e satisfatória para o atendimento a recomendação do " Relatório para Validação da Utilização de Biodiesel B15 em Motores e Veículos", o Grupo de Trabalho da Portaria MME no 262/16 autoriza a Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis a fixar a evolução da adição obrigatória do percentual da adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final com base no art. 2º da Resolução CNPE nº 16/2018." (grifo nosso)

Veja aqui o novo relatório.

Miguel Angelo Vedana - BiodieselBR.com

Tags: Anp Mme B11