

Um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados quer ampliar imediata da mistura obrigatória para 15%.

Há menos de dois dias foi apresentado à Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que pretende, numa única penada, nada menos que triplicar a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel mineral. O PL 5.651/2013 é de autoria do deputado federal Raul Lima (PSD/RR).
Se já estivesse valendo, o Brasil teria consumido impressionantes 8,4 bilhões de litros de biodiesel no ano passado. Cerca de um bilhão de litros a mais do que a capacidade nominal de quase 7,5 bilhões da indústria brasileira. Esse volume só seria possível caso todas as usinas operassem a todo o vapor durante um ano inteirinho, com folga de apenas 5 dos 365 dias do ano. Na prática, a capacidade real de produção de biodiesel gira em torno de 75% do valor nominal.
Curiosamente, segundo a justificativa do PL, a medida é “perfeitamente viável, pois a indústria já sinalizou que conseguirá atender a esse aumento de uso, pois a capacidade de produção instalada é, hoje, bastante superior ao seu uso efetivo”. O que a justificativa não fala é que a capacidade de produção é inferior à demanda criada por seu projeto.
Também é interessante reparar que no texto é tudo ou nada – não há um cronograma de aumentos sucessivos até chegar ao B15. Ou seja, a indústria e a sojicultura brasileiras teriam que estar prontas para dar um dos mais vigorosos saltos da história da agroindústria mundial. O segundo artigo do PL implementa o B15 na data de sua publicação.
Soja
Fiquemos apenas no caso da soja. Considerando que o mix de matérias primas do ano passado se mantivesse rigorosamente o mesmo do ano passado – 75,1% soja, 17,2 sebo bovino, 4,5% caroço de algodão e 2,7% de outras –, a indústria teria consumido pouco menos de 6,3 bilhões de litros de óleo de soja.
Assumindo que a densidade do óleo de soja é de uns 890 gramas por litro e que o grão de soja tem só uns 18% óleo, então, estamos falando aqui de uma demanda de aproximadamente 31,1 milhões de toneladas de soja em grão. Isso representa 38,1% de toda a supersafra brasileira 2012/13 que a Conab estima em 81,5 milhões de toneladas. Soja não seria problema para a implementação deste PL, resta saber se a indústria de esmagamento de soja teria essa capacidade sobrando.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com