Leilões de biodiesel

Leilão 27: distribuidoras compram 717,8 milhões de litros no primeiro dia


BiodieselBR.com - 21 set 2012 - 19:45 - Última atualização em: 24 set 2012 - 12:47

Encerrado o primeiro dia de aquisições das distribuidoras do 27º Leilão de Biodiesel da ANP, foram arrematados 717,8 milhões de litros de biodiesel. Considerando que as usinas colocaram a venda apenas 850 milhões de litros, fica claro que a oferta de biodiesel foi pequena.

As compras neste primeiro dia foram aquecidas e a demanda deve ficar próxima de 800 milhões de litros. O faturamento registrado nas negociações de hoje alcançou R$ 1,94 bilhão.

Encerradas as aquisições das distribuidoras, a Petrobras realizou sua própria rodada de compras, adquirindo 42,66 milhões de litros.

Incerteza
Segundo a Portaria MME 476/2012 que estabeleceu as diretrizes para essa disputa, as distribuidoras devem comprar, pelo menos, 80% do biodiesel que precisam nessa etapa aberta exclusivamente para as usinas detentoras do Selo Combustível Social do MDA.

Em tese, isso significa que a demanda total do leilão poderia chegar a 896 milhões de litros depois do encerramento da comercialização na segunda-feira (24). Isso já bastaria para superar a oferta das usinas. A equipe de BiodieselBR estimou que hoje devem ter sido arrematados 90% do consumo de diesel projetado pelas distribuidoras. Assim, na segunda-feira o leilão chegaria ao fim com a compra de cerca de 796 milhões de litros.

A semana termina com 23 usinas vendendo todo o biodiesel que colocaram a disposição do mercado. Outras cinco superaram a marca dos 80% de vendas. Ao todo participaram desta etapa 32 usinas

As usinas que tiveram as piores vendas, considerando o volume colocado a disposição das distribuidoras, foram as unidades da Brejeiro e V-Biodiesel (BA). A primeira não vendeu nada e a segunda menos de 49,1% do que colocou a disposição do mercado.

O maior ágio da rodada foi para a Cesbra que teve seu biodiesel sobrevalorizado 1,94% em relação ao preço máximo de referência da região.
 

Comentários:


 
Fábio Rodrigues - BIodieselBR.com
Tags: L27