PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Governo publicada resolução do CNPE que oficializa volta do B10


BiodieselBR.com - 13 set 2021 - 11:10

Agora é tudo oficial. Foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU) da resolução Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que determina a redução da mistura obrigatória de biodiesel de 13% para 10%. O corte vai valer para o último bimestre deste ano – período de vigência do Leilão 82.

Esse será o quarto bimestre seguido com o mercado operando com o nível de adição de biodiesel abaixo do patamar normal. No 3º e no 4º bimestres, tivemos B10. E, no 5º bimestre, a mistura ficou no B12. Entre os fabricantes, havia a expectativa de que o B13 seria retomado no final do ano.

Não foi isso que aconteceu. Alegando novamente o risco de que o custo do biodiesel poderia pressionar os preços do óleo diesel nas bombas, o governo federal voltou a reduzir a mistura.

Medida anunciada

A publicação de hoje no DOU não pega ninguém de desprevenido. No dia 26 de agosto, BiodieselBR.com já havia antecipado que o governo estava para anunciar a medida. Mas o martelo foi mesmo batido na reunião do CNPE realizada no último dia 06 de setembro. O anúncio impôs uma derrota ao setor que vinha se articulando para tentar reverter a decisão.

Na quarta-feira (08), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou o edital do L82 já trazendo a compra de B10 como seu objeto.

Isso fará com que os leilões de biodiesel tenham um fim bastante melancólico. Se tudo correr como deve daqui até do final do ano, este deve ser o último leilão de biodiesel antes da estreia do novo modelo do mercado de biodiesel.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com