PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

ANP publica habilitação final do L67 com erro


BiodieselBR.com - 22 mai 2019 - 17:27 - Última atualização em: 06 jun 2019 - 08:25

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou na tarde desta quarta-feira (22) a listagem das usinas habilitadas para o 67º Leilão de Biodiesel. Se tudo correr como esperado, o processo que deverá ser aberto no próximo dia 03 de junho será o responsável pelo abastecimento do mercado brasileiro durante o quarto bimestre de 2019.

Ao que parece teremos 39 usinas na disputa. Juntas elas somam um pouco mais de 1,33 bilhão de litros em capacidade de oferta. Se confirmado o número teremos uma oferta praticamente estável em relação do L66.

 

 

Erro

A incerteza vem do fato da habilitação da Bio Vida ainda aparece como ‘pendente’ – e não como habilitada ou inabilitada como deveria ocorrer – no arquivo publicado hoje pela agência reguladora.

Na pré-habilitação, a Bio Vida havia sido considerada pendente porque ainda não havia implementado exigências feitas pela ANP depois do processo de vistoria que permitiu à unidade produtiva retomar a produção.

Instalada em Várzea Grande (MT), a usina é uma das menores do pais com capacidade produtiva pouco inferior a 6,5 milhões de litros por ano – são 1.080 m³ por bimestre.

Menor

A despeito do que possa acontecer com a Bio Vida, a capacidade habilitada para o L67 já seria um pouco inferior à do L66 em função da Cooperfeliz não ter se inscrito.

Essa será a primeira queda na capacidade habilitada desde o Leilão 60.

A listagem publicada pela ANP pode ser acessada clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com