PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Volvo vai encerrar produção de carros a diesel no início de 2024


Reuters - 20 set 2023 - 08:39

A Volvo Cars disse nesta terça-feira (19) que encerrará a produção de todos os modelos de veículos a diesel remanescentes até o início de 2024, à medida que se encaminha para se tornar uma montadora de automóveis elétricos.

"Daqui a alguns meses, o último carro Volvo movido a diesel terá sido fabricado, tornando a Volvo Cars uma das primeiras montadoras tradicionais a dar esse passo", disse a empresa sueca em comunicado.

Controlada pela chinesa Geely, a Volvo se comprometeu a se tornar totalmente elétrica até 2030.

Embora a maioria dos carros vendidos pela Volvo na Europa tenha sido de modelos a diesel até 2019, em 2022 eles representavam apenas 8,9% das vendas da montadora sueca.

Em agosto, 33% das vendas da Volvo foram de modelos totalmente elétricos ou híbridos. A empresa não informou quantos dos 67% restantes dos modelos com motor a combustão eram a diesel e quantos eram a gasolina.

As vendas de modelos a diesel caíram rapidamente na Europa desde o escândalo de fraude da Volkswagen em testes de emissões e as montadoras vêm reduzindo gradualmente o número de modelos a diesel disponíveis.

Os veículos a diesel representaram mais de 50% das vendas de carros novos na Europa em 2015, mas foram responsáveis por pouco mais de 14% das vendas em julho deste ano.

Nick Carey – Reuters