PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Pesquisadores da UFBA farão teste com B100 em condições reais de viagem


Correio - BA - 10 jul 2012 - 18:23
travessia b100

De 11 a 31 de julho, o Laboratório de Energia e Gás da Universidade Federal da Bahia (LEN) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A), realizarão a Travessia Interoceânica B100, para testar o biodiesel desenvolvido nas pesquisas em que eles participam.

Dois veículos Ford Ranger XLT 3.0 Diesel, um deles abastecido com B100, combustível renovável de origem vegetal e o outro abastecido com B5, um combustível convencional que utiliza apenas 5% de biodiesel na mistura, irão percorrer a distância de 13.000 km, entre as cidades de Salvador, na Bahia e a cidade de Ilo na Costa do Peru.

Durante o trajeto serão coletados dados sobre a performance, rendimento e emissão do motor com o biocombustível, além das condições das estradas, através de vídeos, fotografias e mapeamento eletrônico.

Na volta, os veículos serão submetidos a estudos e testes para avaliar o desgaste e desempenho. Após o projeto, um grupo de pesquisa regional sul-americano sobre a temática da bioenergia (BIO10) deverá ser formado, para incentivar o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis
Tags: Motores