PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Pará encomenda 40 ônibus elétricos da Eletra para COP30


epbr - 02 fev 2024 - 09:50

O governo do Pará encomendou 40 ônibus elétricos fabricados pela brasileira Eletra para integrar o BRT da região metropolitana de Belém, capital do estado. Com investimentos de R$ 120 milhões, os veículos serão entregues entre setembro e outubro deste ano.

A aquisição faz parte do programa para descarbonizar o estado, que em 2025 sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

A seleção ocorreu por meio de licitação da Agência de Transporte Metropolitano do Estado do Pará (Agtran), órgão responsável pela gestão do sistema BRT Metropolitano. O contrato foi assinado em 13 de janeiro pelo governador Helder Barbalho (MDB).

Segundo o governo, os veículos são zero emissão de poluentes, têm 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.

Nesta sexta (02), Barvalho visitará a fábrica da Eletra em São Bernado do Campo (SP), onde os ônibus serão produzidos com tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz.

Produção nacional

A fábrica da Eletra onde serão produzidos os e-bus foi inaugurada em junho passado, em São Bernardo do Campo (SP). A planta tem capacidade para fabricar 150 ônibus elétricos por mês inicialmente e usará tecnologia 100% brasileira,

A expectativa é que as instalações possam produzir até 1.800 unidades eletrificadas por ano, com chassis das montadoras Mercedes-Benz e Scania. Os primeiros modelos já circulam nas capitais São Paulo, Salvador, Vitória e Curitiba.

O plano de investimentos para os modelos sustentáveis chega a R$ 150 milhões.