PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Carbio completa rodada de testes em veículos com B10 e B20


BiodieselBR.com - 23 nov 2012 - 17:42 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
carbio testes_b10_b20_1_231112
A Câmara Argentina de Biocombustíveis (Carbio) divulgou hoje (23) por meio de sua newsletter os resultados de uma sequência de testes feitos em veículos abastecidos com B10 e B20. Foram avaliadas a durabilidade e potência do motor e as emissões de poluentes.

Em março passado, a Carbio já havia divulgado os primeiros resultados parciais destes testes.

Os testes foram conduzidos nos laboratórios da Oreste Berta – empresa especializada em engenharia motores e testes para a indústria automotiva. Para os testes foram usados veículos comerciais da marca Toyota Hilux que rodaram um total de 40 mil quilômetros abastecidos com óleo diesel mineral misturado com 10% e 20% de biodiesel feito a partir do óleo de soja – foram 20 mil km com B10 e 20 mil km com B20.

O veículo foi colocado sobre um dinamômetro – equipamento de precisão usado, entre outras coisas, para medir a velocidade e a potência de veículos automotores – e testado sob condições estritamente controladas. Não foi notado qualquer tipo de degradação nem nos motores submetidos aos testes e nem qualquer alteração do desempenho dos lubrificantes utilizados que pudessem ser atribuídas ao combustível. 

A diferença na potência do veículo abastecido com B10 ou B20 quando comparado a outros rodando com marcas de óleo diesel convencional também foi mínima. A diferença máxima registrada foi inferior a 3%, número considerado dentro da margem de erro do teste.

Emissões
Também foram percebidas reduções na quantidade de material emitido. No caso do B20, a diminuição foi superior a 50% na comparação com o diesel mineral. Isso se explica pelo maior teor de oxigênio contido no biodiesel que promove uma queima mais completa do combustível.

Os resultados comprovaram que o uso de misturas maiores de biodiesel é compatível com a tecnologia de motores que já está em uso em veículos de passeio, comerciais e de transporte público.

carbio testes_b10_b20_2_231112
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com