PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Anfavea é contra a liberação de diesel para veículos leves


Agência Estado - 07 out 2015 - 12:52

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é contra a liberação de veículos leves com motor a diesel no Brasil, afirmou nesta terça-feira (06) o presidente da entidade, Luiz Moan. A liberação voltou à pauta da Câmara dos Deputados no mês passado com a apresentação de um novo Projeto de Lei sobre o tema.

De acordo com Moan, a associação é contra a liberação primeiro em razão do programa do etanol, o "programa de combustível renovável de maior sucesso no mundo", considerado pelo executivo como "fundamental para o Brasil". Além disso, acrescentou, a matriz energética brasileira não comportaria o consumo adicional de diesel, "a não ser que seja via importação". "Em se importando diesel, teríamos que ter preço duplo", afirmou.

Isso porque, de acordo com o presidente da Anfavea, atualmente o diesel é utilizado na matriz energética nacional basicamente para transporte coletivo de pessoas ou cargas, por meio de veículos pesados, como ônibus e caminhões. "E o governo sempre coloca que há subsídios cruzados da gasolina para favorecer o diesel", lembrou.

Com adaptação BiodieselBR.com