PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Aprovada a criação do PMQBio


BiodieselBR.com - 02 dez 2021 - 17:07

A indústria do biodiesel acaba de ganhar seu tão esperado programa de qualidade. A decisão de lançar o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio) foi tomada na manhã de hoje (02) durante a reunião da Diretoria Colegiada da ANP. A iniciativa por aprovada por 5 votos a zero.

Anunciado publicamente em março passado, o programa vinha sendo desenhado pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT). O processo de consulta pública aconteceu entre 10 de março e 24 de abril recebendo 57 sugestões e comentários.

Funcionamento

De uma forma geral, o PMQBio vai coletar e analisar amostras de biodiesel e diesel mineral em estado puro tanto nas usinas quando nas bases de distribuição para formar um panorama da qualidade dos componentes do óleo diesel B vendido nos postos.

Serão feitas pelo menos duas coletas anuais em cada agente econômico que faz parte da cadeia. Elas serão analisadas por laboratórios contratados. Os dados gerados serão divulgados semestralmente. Um pouco de como o novo programa deverá funcionar foi antecipada pela ANP em meados do mês passado.

Quando estiver em pleno funcionamento, o PMQBio deve ajudar a pacificar as disputas em torno da qualidade do biodiesel. Este ano, um grupo composto por 9 entidades empresariais de diversos setores publicou uma nota conjunta na qual responsabiliza o biocombustível por um suposto aumento de defeitos apresentados em veículos diesel.

Antes que o PMQBio passe a atuar, contudo, a ANP ainda precisa publicar a resolução com as regras do programa e conduzir o processo de licitação credenciar os laboratórios que ficarão responsáveis por desenvolver as ações do programa.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Tags: Anp PMQBio