PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

Preços do petróleo sobem com forte demanda aliviando temores de recessão


Reuters - 28 out 2022 - 10:36

O barril de petróleo subiu mais de 1 dólar nesta quinta-feira, estendendo o rali do dia anterior de quase 3%, com o otimismo sobre as exportações recordes de petróleo dos EUA e sinais de que a redução dos temores de recessão está superando a preocupação com a baixa demanda na China.

O Brent fechou em alta de 1,27 dólar, ou 1,3%, a 96,96 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) subiu 1,17 dólar, ou 1,3%, a 89,08 dólares o barril.

Os dados mostraram exportações recordes de petróleo dos EUA, um sinal esperançoso para a demanda. [EIA/] A especulação de que os bancos centrais podem estar chegando ao fim dos ciclos de alta das taxas aumentou o suporte, depois que o Banco Central Europeu aumentou as taxas em 75 pontos-base. 

"Os preços do petróleo estão subindo depois que a economia dos EUA se recuperou no último trimestre", disse Edward Moya, analista de mercado sênior da OANDA, referindo-se aos fortes relatórios de lucros corporativos no último trimestre, embora tenha acrescentado que os ganhos do petróleo foram limitados por uma visão de que uma desaceleração econômica permanece.

Preocupações com a demanda chinesa, no entanto, limitaram o rali. Investidores globais despejaram ativos chineses no início desta semana, com a economia do maior consumidor de energia do mundo sendo afetada por uma política de Covid zero, uma crise imobiliária e uma queda na confiança do mercado.

"As preocupações de que as políticas econômicas confusas da China possam continuar sob o crescente poder do presidente Xi Jinping pesaram no sentimento", disse Hiroyuki Kikukawa, gerente geral de pesquisa da Nissan Securities.

Laura Sanicola – Reuters