PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Inscrições abertas para o VI Workshop Agroenergia


Assessoria de Imprensa - APTA - 05 abr 2012 - 17:00 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos e científicos para apresentação no VI Workshop Agroenergia: Matérias-Primas, realizado entre 27 e 28 de junho, em Ribeirão Preto, São Paulo. O evento é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio da APTA Centro-Leste/DDD e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Até o dia 1.º de maio, os interessados podem enviar seus trabalhos pelo site www.infobibos.com/agroenergia.

O Workshop tem o objetivo de fomentar o debate em torno da produção de etanol, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e das culturas agroenergéticas em geral. “O evento também terá foco na fitossanidade e preservação do solo, além de apresentar oportunidades decorrentes dos avanços na matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e às necessidades econômicas”, afirma o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini.

Durante o evento, serão abordados diferentes temas apresentados por especialistas e pesquisadores, sobre matérias-primas para produção de etanol, biodiesel, consórcio entre culturas alimentares e energéticas, plantio de sorgo e cana energia, plantio-direto e sustentabilidade, além de novos produtos da cadeia produtiva e os programas desenvolvidos por várias Instituições do Estado de São Paulo. Pesquisas da APTA mostram, por exemplo, que o sorgo tem potencial para produzir até três mil litros de álcool/ha na entressafra da cana, embora em condições ideais.

Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos de usinas, produtores rurais, pesquisadores, técnicos em geral e estudantes de graduação e pós-graduação, poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis, e visitar estandes e espaços de patrocinadores.

A APTA, através de seus Pólos Regionais e do IAC, trabalha no desenvolvimento de materiais para a produção de energia limpa, sustentável e competitiva.  Como opção complementar ao etanol produzido pela cana, as Unidades e Institutos de Pesquisa da APTA estudam também sorgo e mandioca, com produção na entressafra da cana, além de macaúba, mamona, girassol, amendoim, soja e pinhão-manso, que podem ser usados na fabricação de biodiesel.

Serviço
VI Workshop Agroenergia: Matérias-Primas
Data: 27 e 28 de junho de 2012
Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do IAC
Endereço: Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto – SP.
Inscrições: As inscrições podem ser feitas até o dia 1.º de maio de 2012 pelo site www.infobibos.com/agroenergia
Informações: 16 – 3637-1091/ 2650/ 1849 ou [email protected]
 
Fernanda Domiciano