PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

Nissan admite que testes de emissão de poluentes foram falsificados


Agência O Globo - 09 jul 2018 - 14:11

A montadora japonesa Nissan admitiu nesta segunda-feira (09) que testes de emissão de poluentes foram falsificados na maioria de suas fábricas no Japão.

Sem informar o número de veículos envolvidos, a empresa informou que encontrou evidências de problemas nos exames para medir a emissão de poluentes e a economia de combustíveis em 19 modelos no Japão.

Em 2016, a montadora foi multada pelo Ministério de Meio Ambiente da Coreia do Sul em 330 milhões de wons coreanos (US$ 280 mil), sob acusação de que teria manipulado dados de emissão de poluentes da versão a diesel do utilitário esportivo Qashqai.

Em junho, o presidente-executivo da Audi, Rupert Stadler, foi preso. Ele é suspeito de estar envolvido no caso “dieselgate”, sobre o escândalo de motores manipulados da montadora, que é do grupo da Volkswagen.

O escândalo do “dieselgate” explodiu em setembro de 2015, quando a agência americana do meio ambiente, a EPA, acusou a Volkswagen de ter equipado 11 milhões de seus veículos a diesel, quase 600.000 deles nos Estados Unidos, com um dispositivo capaz de falsificar o resultado dos testes antipoluição e de dissimular emissões que às vezes eram até 40 vezes superiores aos limites autorizados.