PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

Embrapa mostra importância dos biocombustíveis na Semana de C&T


Assessoria de Imprensa Embrapa - 15 out 2012 - 16:44 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
cartilha embrapa_151012
Os biocombustíveis marcam presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 em Brasília, que acontece de 16 a 21 na ExpoBrasília - Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

A Semana, que acontece em todo o País, de 15 a 21 de outubro, tem como tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. O lema foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Durante a Feira os visitantes, em especial o público alvo da Semana que são as crianças e jovens, irão conhecer as matérias-primas utilizadas para produção de biodiesel e de etanol. Mostras de todo o processo foram preparadas pela equipe da Embrapa Agroenergia para que o processo se torne mais interativo.

“A proposta é mostrarmos, em particular as crianças e jovens, o que são, como são produzidos e a importância dos biocombustíveis”, salientou o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral.

Os biocombustíveis, por serem renováveis, apresentam vantagens ambientais em relação aos combustíveis derivados do petróleo, pois são produzidos a partir das plantas e de sebo animal. As plantas colaboram para diminuir a quantidade de gases (CO2) geradores do efeito estufa, pois para crescerem, consomem o gás carbônico existente na atmosfera, explica Cabral. Além disso, os cientistas da Embrapa Agroenergia estão desenvolvendo, ainda, meios de aproveitamento de óleos já utilizados, como o óleo de fritura.

Atualmente todo o diesel vendido nos postos tem 5% de biodiesel misturado. 

Na gasolina, os biocombustíveis são também encontrados, pois o Governo Federal autorizou a mistura de 20% de etanol. Se o consumidor desejar, pode colocar este biocombustível puro no seu carro de passeio. Além disso, o consumidor pode escolher abastecer os carros de passeio somente com etanol. A tecnologia dos carros “flex” é essencialmente brasileira, fruto da inteligência e do esforço dos nossos pesquisadores. 

“Acreditamos que podemos cada vez mais contribuir na educação de qualidade, passando informações do que estamos desenvolvendo nas instituições de pesquisa para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reforça Cabral. “A Semana de C&T é uma grande oportunidade, para aproximar a sociedade das pesquisas”, destaca.

A Embrapa Agroenergia elaborou a cartilha “Conhecendo um pouco os biocombustíveis” com informações e com jogos e passatempos para que as pessoas de todas as faixas etárias testem o que aprenderam sobre biocombustíveis.

A cartilha pode ser encontrada no link.