PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

[Áudio] Falta de medição atrapalha pesquisa sobre poluição


EBC - 08 jun 2015 - 09:44

Para falar sobre esta questão nesta Semana do Meio Ambiente, o Tarde Nacional convidou a especialista em Meio Ambiente, professora Regina Célia Rebouças Dalston, do curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Católica de Brasília. A poluição do ar é enorme e a professora a divide em duas partes: Indoor e outdoor.

Indoor é dentro de um recinto fechado, mais comumente chamada como a síndrome do edifício doente. E a outdoor é a poluição atmosférica como a maior parte das pessoas conhece: contaminação por ox, nox,cox, ou seja, a popluição mais grave pelos automóveis, pelas fábricas, emanação de metais, falta de filtros nas chaminés, levantamento de poeira e até pelo própria região, como em Brasília, muito seca, levantamento de partículas.

A especialista alerta que há muita deficiência de equipamentos que nos dê suporte e dados estatísticos de quanto é nossa poluição, o quanto de cox, nox estamos emitindo, dados sobre poluentes secundários que são as chuvas ácidas e metais emitidos por siderurgias e infelizmente há muito descontrole ambiental em termos de poluição do ar.

Ouça o áudio da entrevista aqui: