PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

Acelen adquire carga de petróleo com neutralização de carbono da logística marítima


Reuters - 22 set 2022 - 09:23

A Acelen adquiriu carga de petróleo com neutralização do carbono gerado no transporte marítimo, cujos derivados produzidos na refinaria de Mataripe, na Bahia, devem começar a ser distribuídos neste mês, informou a companhia nesta quarta-feira.

Segundo a empresa, essa é a primeira carga adquirida pelo Brasil com pegada zero de carbono na logística marítima de petróleo, uma prática cada vez mais comum no trade europeu.

A carga de 920 mil barris de óleo bruto levou 11 dias para ser transportada do Congo até Salvador. A petroleira reverteu em créditos de carbono a emissão de 1.789 toneladas de gás carbônico oriundo do consumo de 554 toneladas de óleo bunker durante o transporte.

Os créditos foram gerados através do Projeto Envira Amazonia REDD, que funciona como um pagamento para projetos de conservação de ecossistemas e compensação de carbono florestal, e serão aplicados em território brasileiro.

Segundo a empresa, os projetos são registrados na Verified Carbon Standard (VCS), que certifica a qualidade e a confiabilidade na contabilização de carbono no mercado voluntário no mundo.

Rafaella Barros – Reuters