PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

São Paulo avança na eletrificação da frota pública e começa a operar 50 ônibus elétricos


O Globo - 20 set 2023 - 09:45

Em mais um passo para a eletrificação da frota de transporte público, a cidade de São Paulo recebeu 50 novos ônibus 100% elétricos a bateria que vão operar linhas municipais. Os coletivos são fabricados no Brasil e estima-se que cada um deixa de emitir anualmente, em média, 0,24 toneladas de óxidos de nitrogênio, 0,002 toneladas de material particulado e 106 toneladas de CO2.

Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, carroceria Caio e Millenium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras. Os chassis foram fabricados pela Mercedes-Benz e Scania em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em São Paulo. Além de ter zero emissão de poluentes, os ônibus são silenciosos, possuem ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.

A cidade espera substituir os veículos a diesel gradativamente e chegar a 2,4 mil veículos elétricos até o final de 2024. A frota de ônibus da cidade é de 13 mil veículos. A meta da prefeitura é reduzir a emissão de gás carbônico fóssil das frotas de ônibus em 50% até 2028 e erradicação desse poluente até 2038.

A expectativa é que o avanço da eletrificação na maior cidade do país gere escala para empresas fabricarem unidades para outros municípios e capitais que também queiram avançar nesse processo.

Com mais esses veículos, a cidade passa a contar com 25 ônibus elétricos com capacidade para 70 passageiros, da Transwolff; 23 ônibus com capacidade para 94 passageiros, sendo 12 da Transpass e 12 da Ambiental; além de um ônibus elétrico articulado, da Campo Belo, com capacidade para 144 pessoas.

Esses são os concessionários que vão operar essa primeira frota de elétricos. Elas firmaram contrato com a Enel X para a disponibilização de infraestrutura de recarga nas garagens. A Enel X é o braço de negócios do Grupo Enel que busca soluções para apoiar a transição energética.

É o maior player de mobilidade elétrica da América Latina, responsável por tecnologias instaladas em diversos países da região, com mais de 50% dos ônibus elétricos da Colômbia e do Chile, e 20% no México.

O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões. A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura de renovação da frota de ônibus para coletivos com tecnologias menos poluentes na cidade.

Ônibus elétricos triplicam em SP

Com os novos veículos, o número de ônibus a bateria mais do que triplica na cidade de São Paulo, operando nas zonas Sul, Leste e Oeste, além da região central.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB) com a ampliação da frota de ônibus eletrificados, o Brasil vai se equiparando a outros países que estão eletrificando suas frotas públicas.

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas, e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa”, disse o prefeito durante o lançamento dos veículos.

A presidente da Eletra, Milena Romano, destacou que os ônibus elétricos foram fabricados por empresas brasileiras, instaladas no Brasil, com tecnologia inteiramente nacional.

“São empresas como a Eletra, mas também WEG, Caio, Mercedes-Benz e Scania, com o apoio da Enel X”, afirmou Romano.

O secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda, afirmou que a frota de ônibus eletrificados paulista chega a 69 veículos. O objetivo, disse ele, é que a cidade se torne, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana, com ônibus movidos a energia limpa.

Em Shenzhen, cidade chinesa sede da montadora BYD, todos os ônibus que rodam na cidade são eletrificados. São 20 mil coletivos, além de 24 mil táxis elétricos e pelo menos 250 mil veículos particulares nas ruas — 25% do total de veículos da cidade — número que deve chegar a 750 mil em 2025. O resultado é que o trânsito é mais silencioso e menos poluente.

João Sorima Neto – O Globo