PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Belém quer trocar ônibus a diesel por veículos elétricos


Diário Online - 18 jul 2023 - 10:11

Belém, capital do Pará, está se preparando para a 30ª Conferência das Partes (COP 30) com um plano ambicioso: substituir sua frota de 1,3 mil ônibus por veículos elétricos. Essa iniciativa é parte dos esforços da cidade para promover a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A renovação da frota será financiada por uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), concedida às empresas ou consórcios encarregados da substituição. A frota atual de Belém é uma das mais antigas do país, com veículos com cerca de 12 a 14 anos de uso. A mudança para ônibus elétricos é vista como um passo essencial para garantir que a cidade não fique atrás nesta área.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza ônibus no mundo, e outros países latino-americanos como México e Chile já realizaram a transição para ônibus elétricos. Neste contexto, Belém busca não só acompanhar essa tendência, mas também se tornar um exemplo de transporte coletivo sustentável.

Além da atualização da frota de ônibus, Belém também está investindo na construção de novos corredores de transporte. Isso faz parte de um amplo projeto de infraestrutura que visa melhorar o ambiente urbano na região metropolitana, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável.