Sabesp estimula reciclagem de óleo e garrafas PET na praia
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quer estimular a entrega do óleo de cozinha e de garrafas PET para reciclagem. Por isso, as praias do Litoral Norte terão uma programação especial. Até o dia 31 de janeiro, as tradicionais tendas itinerantes da Sabesp circularão pelas principais praias da região oferecendo leques e água (natural, gelada e com gás) para divulgar a campanha de reciclagem. A novidade neste ano é que quem levar no mínimo um litro de óleo de cozinha usado ou cinco garrafas PET vazias poderá subir num balão do Programa Onda Limpa a uma altura de 40 metros. O balão fica fixado no solo por meio de um cabo e tem capacidade para levar até três pessoas.
O material arrecadado vai virar matéria-prima para fabricação de sabão, detergente e biodiesel, entre outros itens. Bombonas e equipamentos com capacidade para 50 litros de óleo ficarão disponíveis na tenda da Sabesp para armazenar diariamente o produto. Uma régua medidora apontará o volume de óleo e garrafas arrecadados.
A aposta da Sabesp na atividade ambiental ajudará e evitar os efeitos produzidos pelo óleo - produto altamente contaminante em que um litro pode poluir cerca de 22 mil litros de água. Com esta iniciativa, a Sabesp apoiará o projeto "Olhos nos Óleos", da Ong Instituto Onda Verde, um dos eco-projetos desenvolvidos pelo Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS-LN).
Segundo dados da empresa, estima-se que 4 bilhões de litros de óleo de fritura sejam produzidos ao ano no Brasil - dos quais 2 bilhões são descartados após o uso. Do total descartado, estima-se que somente 5% sejam reciclados.
Conheça o roteiro da tenda itinerante e do balão Onda Limpa:
São Sebastião
Até 4 de janeiro
Praias de Maresias
De 7 a 11 de janeiro
Praia Balneário dos Trabalhadores
Caraguatatuba
De 14 a 17 de janeiro
Praia do Indaiá
Ubatuba
De 22 a 31 de janeiro
Praia Grande