PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Participação

A participação da soja na produção de biodiesel cai novamente


BiodieselBR.com - 24 out 2012 - 09:46
grafico porcentagem_matéria_prima_241012
A participação do óleo de soja no mix de matérias-primas do biodiesel brasileiro em agosto ficou em 78,60%. O dado vem do Boletim Mensal do Biodiesel publicado pela ANP na semana passada trazendo os dados de agosto. Essa é a terceira queda consecutiva na participação da soja em relação ao total.

A bem da verdade é que a queda entre os índices de julho e agosto foi praticamente imperceptível, diminutos 0,09%. Mas parece confirmar uma tendência iniciada em junho quando a participação do óleo de soja ficou 79,47% (contra 80,09% em maio). Também não é o menor valor registrado para o óleo de soja esse ano. Em fevereiro, o percentual ficou em 71%.

Ainda assim, os números do novo boletim parecem confirmar algo notável. A não ser que a atual tendência se reverta, o óleo de soja deverá fechar o ano com uma participação inferior a 80% algo que não acontecia desde 2009.

Considerando os números do setor até agosto, a soja representou 77% do biodiesel fabricado no Brasil. No dado parcial, tanto o sebo bovino (16,41%) quando o óleo de algodão (4%) apresentam crescimento substancial sobre a participação que tiveram em 2011 – 13,3% e 3,1% respectivamente.

Com a entressafra da soja no Brasil se aprofundando, há pouca chance que a participação dessa oleaginosa volte a crescer antes do início da colheita 2012/2013 no começo do ano que vem.

Menos sebo
Ao contrário das duas edições anteriores do boletim nas quais o sebo bovino chegou a desbancar o óleo de soja como matéria-prima predileta das usinas da Região Norte e a ameaçou sua liderança no Sudeste. Em agosto, a soja voltou a ser a líder incontestada em todas as regiões brasileiras.

Quem está ganhando participação nos últimos meses é o óleo de algodão e a categoria “outras”, cujas matérias-primas não são detalhadas pela ANP.

grafico matéria_prima_biodiesel_241012

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com