Plantio da nova safra de soja entra na reta final com 91% da área semeada
Nos principais Estados produtores de soja do Brasil o plantio está praticamente concluído. Segundo acompanhamento da consultoria AgRural, até a última quinta-feira (28) cerca de 91% da área estimada para a safra 2024/25 de soja havia sido semeada; avanço de 5 pontos percentuais frente à semana anterior e 6 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse é o maior percentual para a semana desde 2018.
Este é o caso de Mato Grosso. Segundo dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) os trabalhos no campo foram encerrados na última semana.). A previsão é que os sojicultores mato-grossenses retirem das lavouras 44 milhões de toneladas do grão com a colheita ganhando ritmo a partir de fevereiro.
No Paraná, segundo maior produtor nacional, a semeadura chegou a 99% na semana passada com chuvas dando alívio nas portações Norte e Oeste do estado. Já no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor, o percentual é de 64%. Por lá, os trabalhos perderam ritmo em função da falta de umidade.
Goiás, Mato Grosso do Sul e a região do Matopiba - que abrange os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - segue com o plantio nas próximas semanas, mas com a iminência de encerrar os trabalhos de cultivo da safra nova.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações AgRural e Globo Rural