PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Plantações de soja crescem e ocupam 10% do Cerrado, diz MapBiomas


Poder 360 - 12 set 2022 - 10:34

As plantações de soja ocupam 20 milhões de hectares do Cerrado, o equivalente a 10% de toda a área do bioma. O espaço destinado ao cultivo do grão cresceu 1.443% de 1985 a 2021. Passou de 4 milhões de hectares para quase 25 milhões de hectares no bioma.

O dado consta em levantamento divulgado neste domingo (11.set.2022) pelo MapBiomas, plataforma que monitora o uso do solo no Brasil. Os dados são da mais recente coletânea de informações sobre ocupação e uso da terra con informações coletadas por satélites.

De 1985 a 2021, as atividades agrícolas expandiram-se 508%. Nos últimos 10 anos, porém, a plantação de soja avançou sobretudo sobre áreas de vegetação nativa nos Estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Juntos, eles respondem por 80% da conversão direta de vegetação nativa para sojicultura de 2011 a 2021.

Outro Estado que se destaca é Minas Gerais, onde as lavouras de soja saltaram de 14.000 hectares em 1985 para 2,4 milhões de hectares em 2021.

O levantamento sobre o segundo maior bioma brasileiro mostra ainda que 30,6% da antropização -a ação do ser humano sobre o meio ambiente- de áreas do Cerrado foi realizada nos últimos 37 anos. Em 2021, metade do bioma (53,1%) ainda estava coberto por vegetação nativa. Foram 27,9 milhões de hectares de vegetação nativa perdidos de 1985 a 2021.

“O Cerrado está passando por 3 processos simultâneos de transformação. Por um lado, áreas já antropizadas, de pastagens, convertem-se em lavouras. Por outro, no entanto, vemos as lavouras entrarem diretamente sobre a vegetação nativa”, disse Dhemerson Conciani, pesquisador do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e que faz parte da equipe do Cerrado no MapBiomas. “Isso indica que o aumento de produção no bioma não está se dando graças a melhores práticas e manejo de solo, mas pela abertura de novas áreas de cultivo.”

A substituição de pastagens pelo cultivo de grãos é feita com mais intensidade ao sul e sudeste do bioma, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os pesquisadores do MapBiomas dizem temer os efeitos dessa transformação, tão rápida e radical. “Não sabemos o ponto de não retorno do Cerrado”, disse Julia Shimbo, pesquisadora do Ipam e coordenadora científica do MapBiomas. “Porém, já há evidências do impacto dessa perda de vegetação nativa sobre o clima regional”.

Segundo a pesquisadora, a preservação do Cerrado depende fortemente dos proprietários privados. Somente 12% do território do bioma é protegido por algum tipo de unidade de conservação ou terra indígena. “Isso faz com que 67% do que resta de vegetação nativa esteja em propriedades particulares, acentuando a responsabilidade do setor privado na conservação da savana mais biodiversa do mundo”.

Tags: Soja cerrado