PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Óleo de soja sobe enquanto grão e farelo continuam enfraquecidos


BiodieselBR.com - 16 out 2023 - 09:55

Os preços da soja em grão caíram no mercado brasileiro na semana passada. Pelas contas do indicador Esalq/BM&FBovespa, a saca de soja posta no Porto de Paranaguá, recuou 1,3% indo para sua menor cotação média das últimas 14 semanas.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) os principais pontos de pressão sobre as cotações no mercado interno vieram da desvalorização dólar frente ao real e da intensificação da colheita de soja nos Estados Unidos que atraiu importadores ao Hemisfério Norte resultando numa demanda menor pela oleaginosa brasileira.

Pelas contas do Banco Central, a moeda norte-americana encerrou a última semana valendo 2,5% abaixo a taxa de câmbio ao fechamento da semana anterior. Na média semanal, a queda se aproximou de 1%.

Quanto ao farelo, os valores ficaram praticamente estáveis na semana passada, tendo em vista que grande parte dos consumidores domésticos realizou contratos de longo prazo e não tem necessidade de novas aquisições no spot nacional.

Pesquisadores do Cepea destacam que, ao contrário do grão e do farelo, os preços do óleo de soja subiram no mercado brasileiro, impulsionados pela firme demanda, sobretudo por parte de indústrias de biodiesel no Brasil.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Cepea