PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

MT registra aumento e recorde no esmagamento de soja com quebra no Sul do BR


Notícias Agrícolas - 20 mai 2020 - 13:01

Enquanto o esmagamento de soja brasileiro recuou 8,54% em março deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado, e somou 3,57 milhões de toneladas, em Mato Grosso o volume foi superior e recorde na comparação entre março e abril de 2020 em relação ao mesmo intervalo de 2019, de acordo com informações do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) reportadas em seu boletim semanal.

De acordo com o instituto, uma das justificativas para este aumento se deu com a quebra na safra de soja do Sul, onde está localizada a segunda maior capacidade processadora da oleaginosa no Brasil. Ao lado deste fator, a grande colheita de Mato Grosso também contribuiu para os resultados.

"Além disso, dois principais fatores estimularam a industrialização da soja recentemente no estado, como a valorização dos subprodutos (que manteve a margem das indústrias acima da média histórica) e o aumento das exportações de farelo nos últimos meses, que estão sendo beneficiadas pela redução da participação da Argentina (principal exportadora) no mercado mundial", diz o Imea.

Mais do que isso, o IMEA informou ainda que a relação dos preços da soja base MT-CME (Bolsa de Chicago) registrou um ganho de 9,84% em relação à semana anterior diante do aumento do valor do produto disponível no estado

"Na última semana, o preço da soja disponível no estado de Mato Grosso fechou com uma média de R$ 98,76/sc, registrando alta semanal de 5,82%. Esta elevação está atrelada, principalmente, à valorização do dólar", explicam os analistas.