PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Exportação brasileira de óleo de soja tem maior volume em 6 anos


BiodieselBR.com - 25 jan 2022 - 10:11

Com a mistura obrigatória de biodiesel reduzida na maior parte do ano passado, os portos acabaram sendo a saída mais prática para escoar o excedente na produção brasileira de óleo de soja. Segundo dados do Ministério da Economia, nos últimos 12 meses o embarque da commodity superaram a barreira dos 1,65 milhão de toneladas, alta de praticamente 50% sobre o volume do ano anterior. Desde os tempos do B7 que o Brasil não exportava tanto óleo num único ano.

Pelas estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), este montante representa 17,6% da produção nacional de óleo de soja que beirou os 9,39 milhões de toneladas ao longo do ano passado. Mesmo com variações relevantes de ano para ano, o percentual de óleo de sobra produzido no Brasil exportado vinha caindo desde o lançamento da mistura obrigatória de biodiesel em 2008. Nos últimos dois anos, a fatia exportada estava na faixa dos 11,5%.

Além das exportações de óleo acabado, o Brasil exportou mais de 86,1 milhões de toneladas de soja in natura indicando a dificuldade que a indústria brasileira vem tendo para industrializar o grão no mercado interno sem a demanda do biodiesel.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR