PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Exportações de soja superaram a marca dos 86 milhões de toneladas em 2021


BiodieselBR.com - 24 jan 2022 - 17:13

A sojicultura brasileira teve um ano e tanto em 2021. Além de confirmar outro recorde de produção – com 137,3 milhões de toneladas colhidas de acordo com a Conab – o país também conseguiu finalmente derrubar o recorde de exportações que resistiu aos dois últimos anos. Segundo dados do Ministério da Economia, ao longo do último ano um pouco mais 86,1 milhões de toneladas do grão saíram do país, superando por uma margem de 3,4% a marca de 83,2 milhões de toneladas registrada em 2018.

Para aqueles que possam ter se esquecido, o ano de 2018 foi o epicentro da guerra comercial entre Estados Unidos e China. A disputa iniciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump acabou empurrando a maior parte da demanda chinesa para o mercado brasileiro. Com a distensão nas relações entre as duas maiores economias do mundo nos anos seguintes, o recorde não voltaria a se repetir até agora.

O recorde já havia sido confirmado em novembro. O somatório dos embarques nos primeiros 11 meses do ano passado já havia chegado em 83,4 milhões de toneladas. Dezembro acrescentou mais 2,71 milhões de toneladas à conta mostrando uma ligeira reaceleração na demanda num período no qual as vendas externas costumam ser mais baixas em função da entressafra do produto no hemisfério sul.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR