PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Demanda impulsiona negócios envolvendo óleo de soja


Cepea - 24 ago 2015 - 14:01

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado de óleo de soja está mais movimentado neste mês tanto em funão da demanda interna mais aquecida como, também, pelos embarques expressivos do derivado nas primeiras semanas de agosto. O volume de soja em grão processado no primeiro semestre foi baixo, sendo o menor desde 2006. Esse cenário tem elevado os preços internos do óleo.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nas duas primeiras semanas de agosto, 172,6 mil toneladas de óleo de soja foram embarcadas, já se caracterizando como o maior volume mensal desde setembro de 2013, quando 177,52 mil toneladas foram enviadas ao exterior.

O volume parcial de agosto já supera em expressivos 85% o exportado em todo o mês de julho e em 25% o das quatro semanas de agosto do ano passado. Na parcial do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior para o período desde 2012.

A Abiove estima que 40,1 milhões de toneladas de soja em grão sejam processadas no mercado interno em 2015. No entanto, no primeiro semestre, foram apenas 15,3 milhões de toneladas. Com isso, para atingir o volume estimado, o processamento teria que se intensificar fortemente neste segundo semestre.

O setor, de fato, espera um maior consumo interno de óleo neste semestre, fundamentado na produção de biodiesel.