PUBLICIDADE
CREMER2025 CREMER2025
Soja

Colheita de soja ganha ritmo, mas ainda está atrasada em relação à 2024


BiodieselBR.com - 03 fev 2025 - 15:17

O ritmo da colheita da safra 2024/25 melhorou, mas ainda segue bastante atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a AgRural, cerca de 9% da área plantada na atual temporada já foi finalizada; mais do que dobrando os 4% da semana anterior.

Apesar desse salto, no mesmo ponto da safra 202324, os produtores já haviam resolvido 16% das lavouras.

Segundo a consultoria, a redução das chuvas no Mato Grosso tem contribuído para o avanço dos trabalhos no principal polo produtor nacional. Apesar disso, o Paraná segue na frente.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) do governo paranaense, já foram colhidos 18% dos cerca de 5,8 milhões de hectares que dedicados ao cultivo da oleaginosa no estado.

A AgRural também aponta que houve precipitações em regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul e, especialmente, do Rio Grande do Sul que vinham enfrentando secas. Em função do calendário de plantio dos gaúchos, no entanto, ainda será preciso chuvas regulares ao longo de todo o mês de fevereiro para garantir uma recuperação da produtividade afetada pela estiagem.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com