Colheita de soja do Brasil avança 8 pontos percentuais e reduz diferença
Os sojicultores brasileiros continuam sua corrida de recuperação na colheita da safra 2024/25. Segundo os números mais recentes da AgRural, até essa última quinta-feira (13) os produtores já haviam encerrado os trabalhos em 23% da área plantada nesta temporada. No ciclo anterior, a colheita estava em 32% neste ponto dos trabalhos.
Os produtores continuam reduzindo a diferença em relação à temporada anterior. Na última semana, a distância estava em cerca de 35% e, agora, está um pouco acima dos 28%
Boa parte desse avanço vem do Mato Grosso que, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea) já colheu um pouco mais da metade da áreá plantada deste temporada se aproximando da média dos últimos cinco anos (53,2%). Segundo a AgRural os agricultores mato-grossenses passaram a liderar os trabalhos no campo levando uma ligeira vantagem sobre o Paraná que vinha na frente nas últimas semanas.
Já as condições no Rio Grande do Sul continuam levantando preocupação com altas temperaturas pressionando as lavouras que estão em fase de enchimento de grãos e os agricultores torcendo por novas precipitações que possam evitar maiores perdas na produtividade.
Atualização às 11h20 - Foi acrescentado o percentual do Imea para a colheita no MT.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com