Colheita da soja avança 16 pontos percentuais e iguala ritmo do ano passado
Depois de semanas correndo atrás do prejuízo, os sojicultores brasileiros conseguiam igualar o ritmo do ano passado. Segundo a consultoria AgRural, até a última quinta-feira (20) cerca de 39% da área que foi plantada com soja nesta temporada já tinha sido colhida – avanço de 16 pontos percentuais sobre o nível que havia sido registrado até a 7ª semana (7S).
Com essa disparada, a colheita atual praticamente igualou o ritmo da safra anterior quando 40% da área havia sido colhida até a 8S. Os produtores brasileiros tiveram um começo de ano um tanto lento em função das chuvas excessivas que atrapalharam o início dos trabalhos em mercados importantes.
Maior produtor nacional, o Mato Grosso ainda está correndo atrás do tempo perdido. De acordo com os números mais recentes do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até a semana passada os agricultores do estado haviam colhido 66,1% da área plantada. Embora esteja em linha com o percentual médio dos últimos cinco anos (65,6%), a safra 2024/25 ainda está bem atrás dos mais de 76,4% do ano passado.
No Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) calcula a colheita em 40%
Segundo a AgRural, o tempo firme e a pressão para conseguir fazer o plantio da segunda safra dentro da janela ideal tem forçado os produtores do Centro-Oeste a acelerarem os trabalhos.
Segundo a consultoria, serão colhidos 168,2 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25. Esse volume é certa de 2,8 milhões de toneladas abaixo da estimativa de janeiro. Os cortes foram puxados por resultados menores do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul em função de estiagens em regiões produtores.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com