PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Brasil exportou 14,3 milhões de toneladas de soja em abril


BiodieselBR.com - 10 mai 2023 - 17:13

A safra recorde de soja que o agronegócio brasileiro está colhendo este ano não está – necessariamente – se traduzindo num boom para as exportações do grão. Segundo os números mais recentes da balança comercial que foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os embarques durante o mês de abril foram ligeiramente maiores que 14,3 milhões de toneladas.

Trata-se do quarto maior volume mensal nos registros de exportação. Sem dúvida é um resultado bastante expressivo. Mas não chega a ser um novo recorde para o mês como aconteceu em março.

As exportações de soja de abril de 2023 são superadas tanto por abril de 2020 quanto por abril de 2021 – quando vendas externas do grão foram de, respectivamente, 14,8 e 16,1 milhões de toneladas.

Também é possível notar uma perda de ímpeto. Entre março e abril de 2023 os embarques de soja avançaram 8,6%. A média desse avanço no período nos últimos cinco anos foi de 17,2%. Tipicamente as exportações brasileiras de soja atingem seu ápice entre os meses de abril e maio e, depois, começam a perder gás.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR