Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), os estudos estão comprovando que a presença de criações de abelhas próximas a lavouras de soja aumenta a produção de grãos. A produção de mel pode ser uma opção de diversificação para o agricultor. Quando o apiário e a lavoura são de produtores diferentes, é imprescindível uma boa comunicação que a convivência seja harmoniosa.
Produtores que há anos criam abelhas e plantam soja já tinham percebido: a produtividade da soja é maior nas áreas próximas aos apiários.
O coordenador regional de lavouras do IDR em Maringá, Eduardo Mazzuchelli, explica que a experiência prática está sendo comprovada pelos estudos científicos.
O curioso é que a soja não precisa da abelha para a polinização. A soja é autofecundante. Ela realiza a própria polinização. Mas quando a abelha forrageia a soja, leva pólens de outras plantas de soja. O que é melhor do que o próprio pólen apenas.
Mas é preciso cuidados para que a convivência entre abelhas e soja seja harmoniosa. Quando o apiário é de um produtor e a soja de outro a comunicação entre eles precisa ser constante, para que nem a abelha seja um risco ao agricultor vizinho e nem a pulverização da soja com defensivos coloque em perigo os apiários.