AgRural: plantio da safra 2024/25 reduz atraso
Com o retorno das chuvas, os sojicultores nacionais estão tirando o atraso. Segundo o acompanhamento da AgRural, em apenas uma semana os produtores rurais plantaram 8 milhões de hectares; atingindo 36% da área estimada para a temporada 2024/25. No mesmo ponto do ano passado, o plantio estava em 40%.
Apenas uma semana antes, os sojicultores brasileiras haviam plantado cerca de 18% da área estimada contra 30% um ano antes.
De acordo com a consultoria paranaense, metade do avanço na área plantada se concentrou no Mato Grosso que tem recebido chuvas mais regulares. Desde o começo do milênio, o estado do Centro-Oeste é o líder brasileiro em área ocupada pela soja. De acordo com a Conab, nas últimas cinco temporadas, os agricultores mato-grossenses contribuíram cerca 27% do total de terras dedicadas à sojicultura.
Terceiro maior produtor, o Paraná segue como o estado onde os trabalhos estão mais adiantados graças aos bons níveis de umidade no solo. No Rio Grande do Sul também houve melhora, mas por motivo inverso – a redução do volume de chuvas.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com