PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

[Vídeo] Florianópolis entra no Guinness como maior recicladora de óleo


BiodieselBR.com - 25 jan 2013 - 15:14 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A cidade de Florianópolis (SC) entrou no Guinness Book, o livro dos recordes, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha usado no mundo. A campanha “Floripa no Guinness”, promovida pelo projeto ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) em setembro e 2012, arrecadou 18,67 mil litros.

A meta da campanha era arrecadar em um mês, 10 mil litros de óleo usado, mas a população colaborou tanto que essa meta foi ultrapassada. O certificado do Guinness Book chegou à Acif, e segundo o diretor do projeto ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, o livro com a impressão deste feito deve sair em novembro deste ano.

"A gente está numa expectativa muito grande, porque essa conquista não é da Acif ou do ReÓleo, é da cidade", declara Moura. De acordo com o diretor, o projeto está arrecadando em média de 28 a 30 mil litros. "Estão entrando na história, os restaurantes, as cozinhas industriais, hotéis. O que é significativo é que o povo acolheu a proposta. Queremos até abril alcançar mais de dois milhões de litros de óleo de cozinha, isso significa salvar duas Lagoas da Conceição", afirma Moura.

O óleo residual coletado é transformado em sabões, tintas, produtos de limpeza e biodiesel.

Com adaptações BiodieselBR.com